quarta-feira, 26 de março de 2014

Ai-Ai
O seu nome científico é “Daubentoniamadagascariensis” mas tornou-se popularmente conhecido como “Aye-Aye” ou, como por vezes surge em português, “Ai-Ai”.
Este primata é um dos mamíferos mais pequenos do planeta Terra e é originário das já famosas florestas tropicais de Madagáscar.
É lá que habita e se reproduz, procurando segurança na copa das árvores para onde sobe usando as suas longas garrar para se agarrar aos troncos e ramos.
O Aye-Aye é, normalmente, noturno e solitário, não gostando de comunidades.
Durante o dia, refugia-se no ninho que constrói no tronco das árvores a, pelo menos, dez ou quinze metros de altura em relação ao solo. O seu ninho é composto por uma estrutura complexa em que surgem entrelaçados ramos e folhas.



Ornitorrinco


ornitorrinco existe de verdade, mas parece até uma criatura lendária: ele nasce de um ovo, mama o leite da mãe, é coberto por pelos, ter bico e pés de pato, mora em buracos na terra, anda como um lagarto e nada de olhos fechados!

Vivendo sozinho ou em turma, esse animal é terrestre, mas passa boa parte do tempo em águas frias de lagos e rios em busca de comida. Quando mergulha é capaz de ficar submerso por até cinco minutos. Seus dedos interligados por membranas ajudam a nadar e cavar o fundo da lama, onde ele encontra camarões, vermes, peixes e insetos para comer.

O sucesso da caçada depende muito do tato, que é superdesenvolvido. Como os olhos e ouvidos se fecham quando o ornitorrinco está dentro da água, ele conta com a sensibilidade da superfície do focinho para achar os alimentos.



terça-feira, 25 de março de 2014

Toupeira-nariz-de-estrela 
        A Toupeira-nariz-de-estrela (Condylura cristata) é um pequeno mamífero cavador que vivie em túneis que cava no subterrâneo na América do Norte.                                                                             Este animal é notável pelo seu nariz repleto de pequenos apêndices com a aparencia de tentáculos, que servem como órgãos sensoriais de tato. Eles ajudam a toupeira a guiar-se no escuro dos seus túneis.        A toupeira necessita desses tentáculos para procurar alimento, já que é, como muitas outras espécies de toupeiras, cega. É um dos mamíferos mais peculiares existentes. Com 15 a 20 centímetros de comprimento, pelo a prova de água e uma longa cauda, essa toupeira vive próxima a rios e lagos e é boa nadadora, além de cavadora. A sua alimentação consiste de pequenos invertebrados. Os seus hábitos são tanto noturnos quanto diurnos e ela encontra-se ativa durante todo o ano, não hibernando.