quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Salamandra de fogo

Nome científico: Salamandra salamandra terrestris
Classe: Amphibia
Ordem: Caudatas
Família: Salamandridae
Habitat: Regiões arborizadas
Hábitos: Noturnos
Nome popular: Salamandra de fogo

Característica: As Salamandras (Salamandra salamandra) medem aproximadamente 20 cm. Tem origem em alguns países da Europa – como Espanha, França, Alemanha – e ao norte da África.

Sua constituição física é semelhante à de algumas espécies de lagarto, embora a salamandra não apresente escamas em sua pele. Apresentam cores e manchas variadas, sendo mais comuns as salamandras de pele preta com manchas amarelas brilhantes. Outra característica das salamandras é sua capacidade de regeneração de membros amputados, inclusive de sua cauda. Essa capacidade é objeto de estudos e pesquisas.



Perereca

Nome científico: Osteocephalus Taurinus
Classe: Amphibia
Superordem: Salientia
Ordem: Diplaciocoela
Família: Polypedatidae
Nome popular: Pererecas



Características: São pequenas e mais coloridas que as rãs e os sapos. Possuem pele lisa e dedos compridos e uma espécie de adesivo nas pontas dos dedos que permitem se fixar em galhos de árvores. Podem saltar até dois metros de altura.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Opisthobranchia


Opisthobranchia é uma ordem de moluscos gastrópodes marinhos que inclui os animais conhecidos como "lesmas do mar". Os opistobrânquios foram considerados como sub-classe até à reorganização taxonomica.
O grupo caracteriza-se pela conchas muito reduzida ou inexistente e manto ausente. O Sistema respiratorio consiste numa única branquia localizada na zona posterior ao coração. É esta característica que dá o nome ao grupo, do grego opistho (posterior) ebranchia (brânquia). Os opistobrânquios têm dois pares de tentáculos sensoriais.




 Dragão azul (Glaucus atlanticus)
   O Glaucus atlanticus, ou Blue Dragon (Dragão azul), é muitas vezes chamado como a “Frota Azul”, porque seu meio usual de transporte é flutuar no oceano e deixar se levar pelas correntes. Isso é feito aos milhares, transformando as águas em um espetáculo maravilhoso.
   Embora o show seja de uma beleza intensa, o dragão azul é capaz de injetar, mas muito desajeitado e lento, nematocistos(que são os que transportam a toxina) através da pele humana, por isso são muito perigosos. O Glaucus atlanticus é uma espécie de lesma do mar azul, um molusco gastrópode marinho da família Glaucidae. Esta é a única espécie do gênero Glaucus,mas está intimamente relacionado com Glaucilla marginata, outro membro da família Glaucidae.                                                                                                                                               O tamanho normal dessa espécie é entre 5 e 8 cm de comprimento. É cinza prateado, no lado dorsal e escuro e azul claro ventralmente. Ele tem listras azuis escuras ao longo da borda de sua parte inferior . Tem um corpo afilado, que é achatado e tem seis apêndices que se ramificam em raios.
Adicionar legenda

Introdução

O blog "Curiosidade Animal" vem proporcionar aos blogueiros de plantão, que assim como eu são curioso e estão afim de conhecer diferentes especies de animais não conhecida pela grande massa da população brasileira. Com imagens fascinantes e com breve comentários, vou proporcionar ao povo brasileiro um chance de conhecer animais bizarros e ao mesmo tempo fascinantes.